domingo, 1 de setembro de 2013

Relatos de acidentes - Banco de dados CBME

Email enviado por André Pereira, voluntário da CBME responsável pelo novo sistema de banco de dados de relatos de acidentes:

Acabamos de reformular o sistema de relatos de acidentes da CBME, que estou administrando.

Passou a ser um banco de relatos em tempo real, querendo dizer que os relatos estarão disponíveis para consulta no site assim que forem aprovados pela equipe de revisão. Os relatórios periódicos em PDF continuarão a ser produzidos, com a próxima edição prevista para Dezembro de 2013.


O novo sistema está agora aberto para inclusões de novos relatos. 
A apresentação dos relatos é feita de forma completamente anônima.


Optamos por omitir a identificação dos escaladores envolvidos na apresentação dos relatos, numa tentativa de focar na real utilidade do relato, que é a análise do acontecimento em si, pouco importando com quem aconteceu. Esperamos também com isso evitar que pessoas se sintam inibidas em fazer um relato.


Vale lembrar que são aceitos relatos atuais ou antigos que não tenham sidoreportados nos dois relatórios disponíveis em PDF no site da CBME. E também que são aceitos tanto acidentes quanto incidentes/quase acidentes.


E por último, embora seja preferível que relatos sejam fornecidos por pessoasenvolvidas diretamente, aceitamos também relatos fornecidos por testemunhas, contatos de testemunhas ou mesmo comdados oriundos de notícias da mídia, listas de discussão, etc.


Nosso formulario esta' online e foi derivado do formulario usado pelo AAC, com primeira versão no site da CBMEoriginalmente organizada por Alex Hubner, com algumas pequenas modificações agora para o novo sistema.


O endereço para acesso direto e':http://www.cbme.org.br/relato


Entrando pelo site da CBME (www.cbme.org.br) basta seguir o caminho PROGRAMAS DA CBME -SEGURANÇA - RELATE UM ACIDENTE


O sistema ainda é novo e estamos sempre abertos a incorporar sugestões emodificar o formulário se for o caso.


Obrigado,


André