sábado, 19 de outubro de 2013

Workshop Access PANAM em MG

Aconteceu no último 21 de setembro, o Workshop Acesso PANAM no Abrigo Lapinha, em Lagoa Santa MG.

O evento foi oferecido pelo Acceso PanAm e Fundação PETZL, com apoio da e Fememg /Acesso MG e Abrigo Lapinha, e contou com facilitação da Diretora do Acceso PanAm, Kika Bradford, que também é vice presidente da FEMERJ e CBME. 

Participaram do evento 12 pessoas de Minas e uma pessoa convidada de Goiás (AEP – Associação de Escalada do Planalto Central).

Os clubes filiados à FEMEMG foram convidados para o workshop, que teve como seu principal foco a unificação do discurso para coordenação e negociação, bem como a elaboração de uma estratégia e táticas de acesso às zonas de escalada, travessias e prática do montanhismo. 

Durante o evento, os principais ativistas dos diversos clubes de Minas Gerais tiveram a oportunidade de discutir as melhores táticas para um acordo que integre a atividade de escalada, a inclusão do visitante escalador em Unidades de Conservação geridas por órgãos públicos e iniciativa privada, mostrando as vantagens do Acesso a lugares ainda fechados para a prática da escalada.

Foi discutida ainda a identificação dos parceiros e relações que ainda devem ser trabalhadas para que esteja claro que a atividade de escalada seja entendida como benéfica aos ambientes naturais, contribuindo para o cuidado com áreas naturais pouco freqüentadas pela gestão de parques, maior visitação consciente em UCs e possibilidade de trabalho conjunto entre escaladores e unidades de conservação.